1.

Terapia Individual

Criada no final do século XIX por Sigmund Freud, a psicanálise foi durante muito tempo a técnica mais utilizada de psicoterapia.

Destina-se ao tratamento de problemas de natureza crônica que, possivelmente, têm sua origem em dificuldades ocorridas na infância, mas que normalmente se manifestam somente após anos ou décadas mais tarde.

Objetivo da terapia individual reorganização da estrutura psíquica, que tem como consequência benéfica a remissão dos sintomas ligados a transtornos do desenvolvimento, fortalecimento da auto-imagem e auto-estima e a construção de uma identidade que proporcione bem-estar ao indivíduo e sua adaptação à sociedade.

A técnica da terapia individual consiste na  relação entre terapeuta e paciente. O terapeuta assume postura neutra em relação aos conteúdos do paciente (pensamentos, fantasias, sonhos e associações) e o encoraja a expressá-los livremente.

O terapeuta, por sua vez, mantém uma escuta curiosa e até em relação aos conteúdos produzidos, pontuando as possíveis conexões entre os elementos presentes na psique do paciente.

A relação de neutralidade por parte do terapeuta junto com outros elementos, como frequência e tempo das sessões, faz com que esses conteúdos traumáticos da infância cheguei ao menos em parte a consciência do paciente, este por sua vez irá refletir sobre seus significados não manifestos a priori.

É por meio das interpretações do terapeuta e dos insights produzidos pelo paciente que se compreende as repetições de padrões de comportamento e desadaptação das relações pessoais, a partir dessa compreensão abre-se  a possibilidade da mudança e adoção de novos modos de relacionar-se consigo mesmo e com a sociedade, por consequência ocorre o desaparecimento dos sintomas que causavam esses desajustes.

Ressalta-se que é necessário uma forte motivação para a promoção dessas mudanças descritas acima, bem como para a busca do autoconhecimento. Para sucesso do tratamento é desejável que haja uma comunicação honesta, além de adesão e pontualidade para o tratamento.

Avenida Queiroz Filho, 1700

Vila Leopoldina

Tel: (11) 97953-0223

Contato

© 2000 by Andrea Landmann